Estas duas fases da vida são extremamente importantes e o fator alimentação é essencial para o bom desenvolvimento do bebê bem como para o bem-estar materno.

Durante a gestação, a necessidade nutricional da mulher aumenta consideravelmente para favorecer o desenvolvimento e crescimento do bebê dentro do útero, assim como para estocar energia, preparando o corpo da mulher para o aleitamento de seu filho. Uma alimentação balanceada nesta fase, permitirá que reservas de nutrientes do corpo da gestante não sejam esgotadas, causando-lhe problemas de saúde graves e colocando em risco o parto e pós parto.

Além disso, estudos científicos mostram que o paladar da criança está fortemente ligado aos tipos de alimentos consumidos pela mãe durante a gestação. Isso é extremamente importante para o futuro da criança e influencia na presença ou ausência de doenças na fase adulta.

No consultório, prezo sempre a personalização das orientações nutricionais, bem como o plano alimentar da gestante para prevenir ou tratar quadros comuns desta fase como vômitos, azia, refluxo, constipação, excesso ou déficit de ganho de peso, diabetes gestacional, pré eclampsia, entre outros. Quanto antes você procurar um nutricionista, mais chances terá de ter uma gestação saudável e livre de intercorrências relacionadas com a nutrição.

Já a introdução alimentar complementar dos pequenos, deve ser feita à partir dos 6 meses e ela é extremamente importante, pois, os primeiros 2 anos de vida do bebê determinarão seu futuro, podendo promover a saúde e prevenir doenças. No consultório, a alimentação do seu bebê também é tratada de maneira personalizada, sendo adaptada para casos diversos como rotinas variadas da mãe, volta ao trabalho, possibilidade de aleitamento materno ou ausência dele, alergias alimentares, dietas vegetarianas, entre outros.

Sou mãe e entendo muito bem que esta fase está cheia de desafios, dúvidas e inseguranças e que requer uma atenção e carinho dobrados! Mas, com as devidas orientações nutricionais, esta fase poderá ser cheia de aprendizados, momentos de descontração e maiores chances de criar laços fortes com seu bebê!

Como é feita a avaliação nutricional da gestante e do bebê?

A primeira consulta pode ter uma duração entre 1h e 1h30. Nela é feita:

  • Anamnese: consiste em uma série de perguntas para que eu possa conhecer seu histórico de saúde, rotina, hábitos de vida e alimentares e outras questões relacionadas ao seu metabolismo. Assim, posso realizar um plano alimentar personalizado, de acordo com as necessidades da gestante e/ou do bebê.
  • Diagnóstico nutricional: dado pela comparação do peso da gestante antes de engravidar e o peso da mesma ao longo da gestação. O acompanhamento de peso e desenvolvimento do bebê deverá ser realizado pelo pediatra de acordo com a frequência recomendada pelo mesmo.
  • Orientações sobre alimentação: feita por meio de uma conversa leve e educativa, utilizando material visual, durante a qual te mostro os pontos chave de uma alimentação adequada e equilibrada, tanto para a gestante, quanto para o bebê a partir da introdução alimentar complementar.
  • Prescrição de suplementos: de acordo com a anamnese detalhada é verificada a necessidade ou não de suplementos alimentares como vitaminas, minerais, suplementos proteicos, energéticos, etc.
  • Plano alimentar personalizado: é enviado por e-mail, alguns dias após a consulta, pois, ele é realizado de maneira personalizada e de acordo com suas necessidades e rotina. Faço isto com muito carinho e sempre pensando no bem-estar de cada paciente, na praticidade e permitindo que a nova rotina alimentar seja praticável, sem dietas malucas e restritivas. Meu plano alimentar baseia-se em alimentos naturais e acessíveis, possibilitando trocas para facilitar o dia a dia da gestante e do bebê de acordo com os alimentos disponíveis na despensa/geladeira.
  • Intervenções nutricionais, dicas e receitas: de acordo com a anamnese, traço minhas intervenções nutricionais e os objetivos que quero alcançar com o paciente em questão e em quanto tempo pretendo que aquele objetivo seja alcançado. Tudo isto é enviado por e-mail, juntamente com dicas e receitas de acordo com suas necessidades.

O valor da consulta inclui um acompanhamento via WhatsApp (mensagens de texto ou de voz) por 20 dias. Durante esse tempo, você poderá tirar todas as dúvidas que poderão surgir (Ex.: o produto "x" é bom? Posso comer isto no lugar disto?). Além disso, durante esses 20 dias, verificaremos juntos, sua adesão ao plano alimentar personalizado, suas dificuldades e possibilidade de ajustes no plano alimentar. Após esse tempo, caso precise de uma nova avaliação ou sanar outras dúvidas, uma nova consulta deverá ser agendada por você.

Minhas consultas são apenas particulares. Não realizo atendimento por planos de saúde. Para verificação de valores, entre em contato comigo.

Agendamento de consulta:

WhatsApp Me

Instagram @nutri.sabrinasandoli