Emagreça sem fazer dieta
Quem disse que para emagrecer é necessário fazer regime? Ter um corpo saudável está ao seu alcance!
Muitas pessoas começam um regime com a esperança de perder os quilinhos a mais. Porém, na metade do caminho, esse regime é interrompido por diversos motivos como ansiedade, falta de tempo ou simplesmente porque é muito difícil deixar de comer certos alimentos que você tanto gosta. Mas, por que engordamos? Existem duas principais razões: porque comemos mais do que nosso corpo precisa e porque levamos uma vida muito sedentária. O segredo para perder peso não é deixar de comer, mas saber comer corretamente e fazer com que o corpo gaste mais energia.
Comer de tudo em quantidade moderada e realizar atividade física é bem mais eficaz do que proibir-se de comer certos alimentos. A proibição gera uma ansiedade que leva o consumo descontrolado das comidas e isso favorece o aumento de peso.
Abaixo citamos alguns conselhos para perder os tão indesejáveis quilinhos a mais.
- Tome sempre um bom café da manhã: durante o tempo em que dormimos, nosso corpo permanece em jejum por aproximadamente oito horas. Se ao acordar você não ingerir nenhum tipo de alimento, seu corpo interpretará isso como necessidade de armazenar calorias para seu correto funcionamento (diminuição do metabolismo). Uma dica é comer pão integral acompanhado de alguma proteína como requeijão light, queijo branco ou homus (pasta de grão de bico), pois, a digestão das proteínas é mais lenta que a dos carboidratos (pão, bolacha, bolo) e te manterá saciado por mais tempo. Sempre coma uma fruta, pois, suas fibras ajudam a manter seu intestino funcionando corretamente. Se preferir, bata sua fruta preferida com leite desnatado ou semi desnatado, com um pouco de aveia. Não adicione açúcar!
- Faça exercícios cardiovasculares: que tal deixar o carro de lado e ir a pé até o trabalho ou ainda caminhar até o metrô ou ponto de ônibus? Se você mantiver um bom ritmo durante essa caminhada, seu metabolismo ganhará um empurrãozinho e ficará mais acelerado ao longo do dia, evitando o armazenamento indesejado das calorias na forma de gordurinhas.
- Evite almoços de negócio: durante o tempo de digestão, nosso organismo também gasta calorias e a tensão psicológica gerada nesses tipos de refeições interrompe a boa digestão dos alimentos, prejudicando assim a queima calórica normal durante tal processo. Prefira almoços descontraídos em família ou com os amigos.
- Tonifique sua musculatura: quando tonificados, os músculos requerem mais energia para sua manutenção e isso também acelera o metabolismo. Se a grana está curta para fazer academia, encha duas garrafinhas com arroz e crie exercícios para os braços; faça abdominais sobre um tapete ou até mesmo sobre sua cama e você ainda pode se exercitar cuidando de sua casa, pois, movimentos repetitivos durante a limpeza da casa também ajuda a tonificar os músculos e a manter o metabolismo acelerado.
- Faça várias refeições ao longo do dia: para manter o metabolismo acelerado faça pequenas refeições a cada 3 horas, evitando alimentos muito calóricos. Prefira frutas, sucos naturais e vitaminas sem adoçar ou adoçados com produtos de baixa caloria.
Viu como dieta não é sinônimo de ficar sem comer? E seguindo as dicas você ainda pode dar-se ao luxo de comer uma sobremesa ou alimento mais calórico uma vez na semana, desde que compensado com uma boa caminhada no dia seguinte! Alimentando-se corretamente e evitando o sedentarismo você conseguirá emagrecer.
E lembre-se: não tente perder peso rápido; é comprovado que o que se perde de forma lenta dificilmente se recupera!